FAQ’s

Tenho que interpretar peças na íntegra ou posso selecionar andamentos ou excertos das mesmas?
Sim, é possível tocar apenas andamentos ou trechos selecionados de peças, em qualquer fase do Concurso. Estes deverão ser corretamente identificados no formulário de inscrição, e, no caso dos excertos, os concorrentes serão totalmente responsáveis pela coerência dos mesmos.

O DVD da fase de pré-seleção deve conter quantos minutos de interpretação? O formato deve ser de vídeo ou apenas áudio?
No DVD devem constar 2 peças de caráter contrastante, sem limite de duração, em formato de vídeo.

Para além das provas, em que momentos do Concurso terá o agrupamento de estar presente?
É obrigatória a presença do grupo no sorteio e no Concerto de Laureados e Entrega de Prémios. No sorteio, o grupo terá de estar representado por pelo menos uma pessoa, podendo delegar noutros a sua representação. O não cumprimento desta norma, implica a desqualificação automática do Concurso. No Concerto de Laureados e Entrega de Prémios, é obrigatória a presença de todos os elementos do grupo, não podendo delegar noutros a sua representação. O não cumprimento desta norma implica a perda automática de qualquer prémio que lhe tenha sido atribuído.

O meu grupo tem percussão. Quem se responsabiliza por disponibilizar os instrumentos?
O Concurso põe ao dispor dos grupos que assim desejem, um conjunto de instrumentos de percussão de grande porte, como por exemplo duas marimbas de cinco oitavas, um vibrafone, um bombo sinfónico, um jogo de tímpanos e uma caixa. O grupo deverá consultar, com a devida antecedência, o Concurso, de forma a apurar em tempo útil quais os instrumentos que terá à sua disposição durante o Concurso, e quais serão aqueles pelos quais terá de ser responsabilizar.

O meu grupo pode interpretar uma peça com eletrónica?
Sim, obras que façam uso de eletrónica serão aceites em todas as fases do Concurso, responsabilizando-se os agrupamentos pela celeridade na implementação do elemento eletrónica durante as provas.

O meu grupo tem dificuldade em identificar obras de compositores portugueses ou radicados em Portugal. O Concurso disponibiliza informações que possam ajudar na identificação, escolha e aquisição desse reportório?
O Concurso pode, a pedido dos grupos, identificar editoras ou acervos que possuam no seu catálogo obras de compositores portugueses ou radicados em Portugal para a sua formação específica, não podendo, no entanto, indicar especificamente qualquer obra ou compositor. Caso existam dificuldades, recomenda-se que o grupo entre em contacto com o Concurso.

O que é o CIMCA?
O CIMCA é um Concurso Internacional de interpretação de Música de Câmara, destinado a ensembles, organizado e produzido pela Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça em colaboração com o Município de Alcobaça. Esta é uma das mais importantes competições artísticas que premeia o mérito de músicos e grupos, nacionais ou estrangeiros, que encaram o nosso país como uma possibilidade de lançarem a sua carreira, celebrando o talento, a criatividade e a capacidade dos jovens músicos.

Onde e quando decorre?
O CIMCA decorre sempre de dois em dois anos no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, um dos espaços culturais de referência nacional, inaugurado em 1944 e remodelado em 2004, completamente reabilitado e adaptado às novas necessidades.

Como tudo começou?
O CIMCA conheceu a sua primeira edição em 2009 em Alcobaça e partiu de uma ideia original do músico alcobacense António Rosa que, além de cumprir as funções de Diretor Artístico e Presidente do Júri da competição, é solista da Orquestra Nacional do Porto e professor de Clarinete na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto.

A quem se dirige?
O CIMCA destina-se a todos os interessados, estudantes e profissionais de música de qualquer nacionalidade, dividindo-se em duas categorias etárias: Júnior – para grupos cuja média de idade não exceda os 20 anos, e Sénior – para grupos cuja média de idade não exceda os 30 anos de idade.

Quais as vantagens de participar?
Além do saudável espírito de competição e do contacto privilegiado com nomes consagrados da música nacional e internacional que compõem o Júri da competição, a par do valor e prestígio dos prémios, o CIMCA é a plataforma ideal para o lançamento da carreira dos participantes permitindo a possibilidade de atuar em alguns dos festivais mais importantes do país e do mundo, tais como o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça ou o Festival Internacional de Música de Câmara de Stellenbosch (África do Sul), entre outros.

Quando se realiza a próxima edição?
A próxima edição do CIMCA realiza-se entre os dias 19 a 24 de novembro deste ano e tem o período de inscrições aberto até ao dia 23 de outubro.

Os comentários estão fechados